sexta-feira, 11 de maio de 2007

MICROMORFOLOGIA DA ARTICULAÇÕES

TECIDO CARTILAGINOSO: constituídos por células imersas em substância amorfa e gelatinosa. Secretam várias substâncias. Os produtos de secreção dos condrócitos formam uma matriz firme e elástica, qualidade adequada na sustentação, movimentação e na estrutura dos órgãos. Ás células mesenquimatosas estão localizadas na periferia da cartilagem, em uma membrana chamada pericôndrio, que pode ser considerado a cápsula da cartilagem.
A cartilagem é um tecido avascular.
A linha de diferenciação condroblástica na superfície do pericôndrio é o meio pelo qual novos condrócitos são adicionados a cartilagem.
A inervação sensitiva da cartilagem é realizada por terminações nervosas espalhadas na porção fibrosa do pericôndrio.
A cartilagem e composta por uma população de células homogêneas. As células mesenquimatosas se diferenciam em células ativas que sitetizame secretam grande quantidade de componentes da matriz. Estes condroblástos se cercam pelo seu próprio produto de secreção, ficando isolados nas suas lacunas, nesse ponto as células são chamadas condrócitos. São responsáveis pela manutenção e renovação dos materiais da matriz, realizam mesmas funções dos condroblastos, mas seu nível de atividade fica reduzido.
Outro tipo celular observado na cartilagem é uma célula multinucleada chamada condroclasto, responsável pela remoção da matriz cartilaginosa e das células.
Células condroblásticas derivam das células mesenquimatosas, secretam colágeno e as glicosaminoglicanas.

*COMPOSIÇÃO DA MATRIZ;
.fibras e substância fundamental.




TIPOS DE CARTILAGEM;

fibrosas: fibras colágenas do tipo 1.




Elástica: fibras elásticas.





Hialina: mais comum



OBS: AS FOTOS FORAM TIRADAS DO LIVRO ''HISTOLOGIA VETERINÁRIA APLICADA''.


*FUNÇÕES DA CARTILAGEM;
.amortecer impactos.
.facilita o deslizamento entre ossos.
.suporte de tecidos moles.