sexta-feira, 9 de março de 2007

Tipos de articulações

laboratório de anatomia
(FAZU)
Articulações são ligamentos entre dois ossos, ocorrem tanto nos vertebrados quanto nos invertebrados.
Dentre as articulações podemos encontrar cartilagens, bolsas com liquido lubrificante. Subdividimos em três grupos: sinuviais, fibrosas e cartilaginosas.




  1. Sinuviais: Planas, artrodias, Roldana, trocleartroses, Esféricas, enartroses, em Sela, efipiartroses, Cilíndricas, trocartroses, Elípticas ou condilartroses.

  2. Fibrosas: Suturas, Sindesmoses e Gonfoses.

  3. Cartilaginosas: Sincondroses (Cartilagem hialina) e Sínfises (Fibrocartilagem)

Nas articulações sinoviais,os ossos que se articulam são separados por um espaço cheio de liquído, a cavidade articular.


Nas articulações fibrosas ocorrem no cranio e é conchecida como suturas,elas desenpenham um papel importante no animal jovem; permitindo o crescimento do cranio por toda a extensão dos ossos.São gradualmente eliminadas quando a ossificação estende-se através da membrana após o animal ter parado de crescer.As outras articulações são conhecidas como sindesmoses,nestas,áres confluentes dos ossos juntam-se por ligamentos de tecido conjuntivo.A ligação de um dente ao osso pode ser incluida entre as articulações fibrosas do com o nome de gonfoses.


Nas articulações cartilaginosas,sua maioria é conhecida como sincondroses.Nelas incluem as articulações entre as epífises e diáfisesdos osso longos dos jovens e as articulações correspondentes a base do crânio.As poucas sincondroses permanentes incluem a articulação entre o crânio e o aparelho Hióide que permite movimento apreciável em algumas espécies.Nas sínfises mais complexas, os ossos que se articulam são separados por uma sucessaõ de tecidos;geralmente ,a cartilagem cobre os ossos com tecido fibroso cartilaginoso ou fibroso no meio.